segunda-feira, 16 de junho de 2014

Relato da Reunião em 16/06



Nesta segunda-feira (16/06) foi possível finalizar o capítulo 01 de Psicologia Pedagógica escrito por L.S. Vigotski. No final do capítulo 01, mais uma vez Vigotski destaca a crise estrutural por que passava a ciência psicológica da época, mostrando que uma psicologia pautada apenas em abstrações e ficções, e ainda separando a psique humana de forma isolada do comportamento, não era capaz de  originar uma psicologia pedagógica, já que se era completamente divorciada da vida real.

"A psicologia anterior, que considerava a psique de forma isolada do comportamento, não podia encontrar o terreno verdadeiro para uma ciência aplicada. Ao contrário, ao se dedicar a ficções e abstrações, ela sempre se divorciava da vida real e, por isso, era impotente para se tornar a fonte que daria origem a uma psicologia pedagógica" (Vigotski, p. 43)

Vigotski cita magistralmente em sua obra a 11º Tese de Marx  sobre Feuerbach:

"Os filósofos apenas interpretaram o mundo de diferentes maneiras; agora é preciso transformá-lo." (Marx apud Vigotski, 2003, p.43)

Nesta passagem Marx realiza a crítica à tradição do pensamento pautado numa visão idealista e separada da realidade. Marx propõe a passagem do idealismo para o materialismo, da mera interpretação para a transformação. Vigotski, frente à grande crise da psicologia, também propõe a superação do idealismo contemplativo para uma ciência de características biossociais e pautada no materialismo.

"Toda a ciência surge das demandas práticas e, em última instância, também se orienta para a prática." (Vigotski, 2003, p. 43)

PRÓXIMO ENCONTRO: 14/07 SEGUNDA-FEIRA - SALA 12 - UEG UnU ESEFFEGO


Nenhum comentário:

Postar um comentário